As micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) desempenham um papel fundamental na economia brasileira, representando uma parcela expressiva dos negócios no País. Elas colaboram de maneira significativa em diversos aspectos, como a geração de empregos e renda, a arrecadação de impostos e o estímulo ao desenvolvimento econômico e social, por meio da oferta de produtos e serviços essenciais e, muitas vezes, inovadores. Ao mesmo tempo, existe um desafio na adoção de práticas sustentáveis por parte deste grupo.
Neste sentido, O PMEs go Green, uma iniciativa da AHK São Paulo e Fundação ECO+ desenvolvida no âmbito do programa AL-INVEST Verde, financiado pela União Europeia apoia micro, pequenas e médias empresas dos setores na implementação de práticas mais sustentáveis em seus negócios.
O objetivo desta aceleração é apoiar as empresas a transformarem suas ideias de projetos em propostas estruturadas e viáveis. Por meio da aceleração, os participantes vão trabalhar para desenvolver ou aprimorar projetos alinhados a criação de produtos ou serviços verdes e digitais, a promoção da eficiência e economia de recursos, ou a adequação de seu negócio ou portfólio para padrões do mercado europeu. Queremos que, ao final, cada ideia se torne um business case bem estruturado, com potencial de impacto real e de sucesso no mercado.
A imersão de aceleração do PMEs Go Green acontece de forma online, partir de workshops estrategicamente pensados para as empresas participantes e realizados ao longo de 5 dias. Durante esse período, os participantes terão acesso a conteúdo de alta qualidade, especialistas do mercado e materiais de apoio para que possam desenvolver sua ideia de projeto.
O conteúdo programático da imersão está distribuído em 5 módulos contínuos:
Dia 1 – Diagnóstico do Problema e resultados esperados: Neste módulo, o participante vai explorar a fundo o desafio a ser resolvido, analisando suas causas e efeitos. Ao final, com a clareza e entendimento do problema, poderá identificar os resultados esperados, com metas mensuráveis e indicadores de sucesso que guiarão todo o processo de desenvolvimento.
Dia 2 – Ideação e Priorização: Com o problema bem definido, é hora de abrir o espaço para a criatividade. O objetivo deste módulo é gerar um leque de hipóteses de solução, explorando as mais diversas possibilidades. Através de metodologias práticas, os participantes aprenderão a priorizar as ideias mais promissoras, com base em seu potencial de viabilidade e impacto.
Dia 3 – Estruturação da ideia: Neste módulo, a ideia priorizada será trabalhada para criação de um business case. A partir da metodologia Sustainable Business Model Canvas, o participante vai identificar os aspectos mais importantes do seu projeto.
Dia 4 – Prototipagem e Teste (MVP): Este módulo é dedicado à criação de um protótipo ou de um Produto Mínimo Viável (MVP). Você aprenderá a definir como testar a ideia de maneira ágil e com o menor custo possível, coletando feedbacks valiosos para validar e aprimorar a solução.
Dia 5 – Plano de Ação: Neste módulo, os participantes irão construir um plano de trabalho detalhado, definindo as atividades, cronogramas e responsabilidades para a implementação do seu projeto.
Remoto
02.03.2026 09:00 - 13.03.2026 15:00
Português
Aceleração de projetos
Diretor de Inovação e Sustentabilidade
(+55) 11 5187-5164